Nota de Falecimento: Prof. Graham F. Carey (1944-2011)


Graham F. Carey

Prof. Graham F. Carey 14/11/1944 16/09/2011

Prezados Colegas,

É com imenso pesar que registramos o falecimento do Prof. Graham F. Carey, em 16/09/2011, em Austin, TX.

Professor de Engenharia Aeroespacial e Engenharia Mecânica da Universidade do Texas em Austin (UT Austin), catedrático da “Richard B. Curran Centennial Chair in Engineering”, o Prof. Carey especializou-se no uso de métodos computacionais em engenharia e suas aplicações à Mecânica Computacional, utilizando o Método dos Elementos Finitos. Filiado à UT Austin em 1977 pela Cockrell School of Engineering, desde 1984 ocupava o cargo de Diretor do Laboratório de Dinâmica dos Fluidos Computacional, um dos centros filiados ao ICES, Institute for Computational Engineering and Science, da UT Austin.

Intensamente ativo, foi detentor de inúmeras premiações e membro de diversos comitês editoriais. Foi autor de mais de 150 artigos técnicos, relatórios e de oito livros. Dentre suas obras destaca-se uma famosa série em 6 volumes, sobre vários aspectos práticos e teóricos do Método dos Elementos Finitos, em co-autoria com o Prof. J.T.Oden, seu amigo de longa data e diretor do ICES. Suas linhas de interesse mais recentes tratavam de aspectos da modelagem computacional aliada às tecnologias oferecidas pela computação de alto desempenho e malhas adaptativas, técnicas essas imprescindíveis ao requisitos atuais de alta-fidelidade das simulações em modelos de grande escala e multiplas físicas.

No tocante às suas relações com a comunidade brasileira, prestigiou-nos com sua presença em várias oportunidades, participando pessoalmente, das edições do CILAMCE 2004 em Recife, PE; 2005 em Guarapari, ES; e 2009 em Armação dos Búzios, RJ. Teve ainda participação importante em workshops da “Rede Galileu”, a Rede Temática de Visualização e Computação Científica, formada por importantes instituições nacionais de ensino e pesquisa, apoiada pela PETROBRAS. Sua experiência e a de seus colaboradores no TACC, Texas Advanced Computating Center da UT,  contribuiram à definição, especificação e configuração das máquinas destinadas à infraestrutura computacional dos nós da Rede Galileu.

Ao longo dos anos, diversos colegas brasileiros foram privilegiados com a sua orientação, especial carinho e calorosa acolhida “in loco” no ICES para trabalhos de doutoramento e pós-doutoramento. Ofereceu também sua intensa colaboração em projetos institucionais de cooperação internacional.

Sua passagem deu-se na sexta-feira passada, após longa, sofrida e cruel enfermidade. Deixa viúva, dois filhos e um sem-número de saudosos amigos por estas terras.

Permitam-me aqui, nesse momento de luto pela perda, em sua memória, manifestar os nossos mais profundos e sinceros sentimentos, unindo-nos e elevando nossos pensamentos em sintonia com seus familiares e colaboradores mais próximos.

Saudações a todos,

José Luis D. Alves
Presidente da ABMEC


Autor: jalves em 19 de setembro de 2011
Categoria: Avisos, Editais, Concursos

Deixe uma resposta

Você deve estar conectado para enviar um comentário.

Últimos artigos